top of page

 

                Sem dúvida uma das maiores questões que acometem os iniciantes do violão é a escolha do material da corda a ser utilizada. Os dois materiais mais comuns, sem dúvida, são AÇO e NYLON (existem também cordas de latão, cobre, níquel, bronze e, acredite, até prata. Sem contar ainda as cordas rústicas, feitas com tripas de animais). Mas por que essa escolha é tão difícil pra maioria dos iniciantes?
 

             Esses dois tipos de cordas possuem não só timbres diferentes, como também impactam de maneiras distintas o conforto do músico durante a utilização do instrumento. Cordas de Nylon são bem mais macias, tem um calibre maior (são mais largas, mais grossas) e são menos tensionadas, o que as tornam muito confortáveis na hora de tocar. E como a ponta dos dedos de quem está começando ainda não tem calos, esse é um ponto muito positivo, pois permite que o treino possa ser mais longo sem que haja dores. Em relação à sonoridade, cordas de Nylon possuem um timbre aveludado, de volume moderado e pouco agressivo, muito recomendado na Bossa Nova, Samba e MBP. Essa recomendação não impede que o iniciante possa tocar outros estilos musicais, porém por conta dessas características, o timbre proporcionado pelas cordas de Nylon pode não atender as expectativas do aprendiz, que por se interessar por Rock e outros ritmos populares, acaba pensando em mudar para as cordas de aço.

           Falando nelas, as cordas de aço, também muito populares, principalmente pela preferência dos músicos por violões Folk, também tem seus pontos positivos e negativos na vida do iniciante. O timbre das cordas de aço é mais brilhante, metalizado, possue mais presença e volume, e muitas vezes pode ser mais pesado e agressivo, o que cai muito bem no Rock, Pop/Rock, Sertanejo e outros ritmos mais populares, além de proporcionar solos mais interessantes, por conta da similaridade com as cordas da guitarra. Porém, além do menor calibre (bastante finas, comparadas com as de Nylon), elas são bastante tensionadas, precisam ser muito esticadas, o que as deixam “duras”, exigindo determinada força do músico para prendê-las adequadamente, podendo gerar dores e lesões na ponta dos dedo, fazendo com que o iniciante pense em mudar para as cordas de Nylon.

 

 

                                      ENTÃO, DÁ PRA DIZER QUAL É A MELHOR?

 

        Não. Não dá. Essa é mais uma daquelas questões que envolve a opinião e experiência de cada músico. Apesar de existirem RECOMENDAÇÕES, a decisão é só sua. Por exemplo, se você gosta de tocar Rock, mas suas mãos doem muito, recomenda-se as cordas de Nylon. Mas cabe a você decidir se vai abrir mão de um timbre mais brilhante e agressivo por conta da dor (se for o caso, sinceramente eu espero que você decida pelas cordas de Nylon). Por outro lado, se o seu violão foi fabricado para cordas de aço, mesmo que você prefira tocar Bossa Nova, recomenda-se que continue utilizando as cordas apropriadas para ele.
            Então, avalie suas preferências e principalmente suas necessidades. Ser iniciante faz com que tenhamos algumas limitações, é verdade. Porém, com dedicação, essa fase é passageira e logo você poderá fazer suas escolhas de acordo, somente, com as preferências.

Cordas de Aço ou Nylon?

Um grande abraço - Eduardo Fernando

bottom of page